Por que o enxofre está presente nos fertilizantes agrícolas?
O enxofre pode estar presente nos insumos agrícolas como sulfato (SO 42- ), elementar ou ainda como uma combinação de ambos. O enxofre sulfatado é a forma que as plantas conseguem absorver esse nutriente, estando presente em muitos dos fertilizantes mais convencionais, como o super simples, o sulfato de amônio e o gesso.
Qual a vantagem do enxofre elementar?
O enxofre elementar tem a vantagem de ter uma liberação gradual, o que faz com que o elemento esteja presente no solo por mais tempo e esteja menos sujeito a lixiviação. Além disso, ele não tem um nível salino elevado, o que elimina a necessidade de parcelamento na hora da aplicação.
Como o solo fornece o enxofre para as plantas?
O solo fornece o enxofre para as plantas por meio da matéria orgânica – representando até 90% do total requerido pelas culturas agrícolas. Mas, para obter uma melhor produtividade, pode ser necessário incremento do S por meio da aplicação de fertilizantes .
Qual a necessidade de enxofre?
Na maioria das culturas, a necessidade de enxofre gira em torno de 10 kg a 30 kg/ha. Mas existe diferença da necessidade entre leguminosas e gramíneas.