O que é a taxa referencial e para que serve?
Quando criada, a Taxa Referencial (TR) serviu como ferramenta para desindexar a economia dos índices de inflação. Atualmente ela é utilizada principalmente para corrigir financiamentos habitacionais e para compor a rentabilidade da poupança, do FGTS e de títulos de capitalização.
Qual é a diferença entre Taxa Referencial e taxa mensal?
Essa é uma convenção do Banco Central. A taxa referencial é medida diariamente (TR diária) e, ao longo do mês, ela é somada resultando na TR mensal. A TR mensal é utilizada na correção monetária do dinheiro que permanece aplicado pelo período do mês cheio. É o caso da poupança, por exemplo.
Como calcular a taxa referencial?
Para calcular a Taxa Referencial, basta utilizar a seguinte equação: Além disso, você precisa calcular a variável R, que é o redutor, através da fórmula: De acordo com as normas do Banco Central, a Taxa Referencial não pode ter valores negativos.
Qual é a taxa referencial em 2019?
Taxa Referencial em 2019 – Fonte: Banco Central. Em 2019, até o mês de outubro, a Taxa Referencial está acumulada em 0,0%. Em todos os meses, ela registrou esse mesmo valor. O resultado se deve à influência da taxa Selic sobre a TR. No seu cálculo, há a variável da Tarifa Básica Financeira (TBF).